Blog_old‎ > ‎

Les Vingt | Aula particular de inglês com arte

postado em 8 de set de 2014 07:43 por Daniel Faria de Freitas   [ 8 de set de 2014 11:17 atualizado‎(s)‎ ]
Aula particular de inglês com arteAula particular de inglês com arte
O URL específico do gadget não foi encontrado
 

O post de hoje sobre arte não será sobre um movimento ou um estilo de arte específico, mas sim sobre a união de diferentes artistas de diversos estilos.

Muitos estilos, um grupo

Criado pelo advogado Octave Maus (1856 - 1919), Les Vingt /lê vãn/ (Os Vinte) foi um grupo criado em Bruxelas em 1883 que tinha como objetivo reunir artistas de diversos estilos em um único local para discutirem e apreciarem artes plásticas, música e literatura. Dentre os integrantes originais estavam os simbolistas James Ensor e Fernand Khnopff e os neo-impressionistas Alfred William Finch e Théo van Rysselberghe.

Aula particular de inglês com arte | Les VingtThe Sphinx, 1896 de Fernand Khnopff 

Octave Maus e seu amigo, Edmond Picard que também era advogado, expunham suas ideias sobre a introdução da arte moderna na vida cotidiana através do periódico L’Art Moderne (1881 - 1914). Com suas publicações atacaram a academia tradicionalista e, em resposta, receberam críticas hostis que acabaram fazendo com que alguns membros do grupo se afastassem. Os lugares vagos foram logo preenchidos por outros artistas, incluindo os neo-impressionistas Paul Signac e Anna Boch, o professor de arte Isidore Verheyden, o ilustrador Félicen Rops que continha elementos decadentistas e simbolistas, Henry van de Velde do art nouveau, o escultor impressionista Auguste Rodin e o simbolista Jan Toorop. No total, em dez anos, o grupo na verdade contou com 32 participantes.

Os Vinte organizaram exposições em fevereiro de cada ano. Os mais diversos estilos foram expostos, contando com artistas já conhecidos e outros que ainda estavam iniciando. A partir de 1892 as exposições passaram a contar com artes decorativas. O grupo se tornou um modelo a ser seguido mais tarde por outros que surgiriam como a Secessão Vienense.

"Acreditamos no Art Nouveau"

Em 1893 o grupo se desfez e Maus juntamente com Van Rysselberghe criaram uma nova associação: La Libre Esthétique (1894 - 1914) cujo foco era as artes decorativas. Para suas exposições, obras de Willian Morris, Walter Crane, T.J. Cobden-Sanderson e C.R. Ashbee (todos do movimento arts and crafts) foram utilizadas, junto com as ilustrações do decadentista Aubrey Beardsley e pinturas do neo-impressionista Georges Suerat.

A mistura de tantas ideias que poderiam ser usadas para o mobiliário e para a decoração acabaram resultando no surgimento do Art Nouveau em Bruxelas, o maior expoente da arte decorativa.




Fique sempre de olho no blog do seu professor particular de inglês! Com o tempo conheceremos cada um destes movimentos artísticos, seus principais artistas e suas obras.


Share your opinion :D

O URL específico do gadget não foi encontrado